- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

12 de maio de 2017

       O abismo entre Brancos e Negros


A desigualdade entre negros e brancos em um gráfico
Em uma década, desigualdade entre brancos e negros caiu pela metade graças a avanços em Educação – mas o negros ainda têm um IDHM 14% menor
Por Talita Abrantes no Exame
Um negro no Brasil ganha, em média, a metade da renda de um branco. É o que mostra estudo divulgado nesta quarta-feira (10) pelo escritório brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE).
Na prática, segundo o relatório, os negros brasileiros levaram 10 anos para atingir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) experimentado pelos brancos no ano 2000. Mesmo assim, o IDHM desse grupo da sociedade continuou a avançar e, em 2010, era 14,4% superior ao dos negros.
Os dados revelam que a experiência de vida de uma pessoa com a cor da pele negra é mais difícil do que a de quem tem a cor branca em todos os sentidos. Os negros também vivem menos, estudam menos  e moram em casas com infraestrutura pior.
Mas, em uma década, a desigualdade entre os dois grupos caiu pela metade graças, em grande medida, aos avanços dos negros em Educação. Eis uma pista de como corrigir anos de injustiça social.
http://www.geledes.org.br/o-abismo-entre-brancos-e-negros/#gs.rvGUI8E








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//