- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

26 de julho de 2017



 Flip 2017: recorde de convidados negros não se deve a cota racial, diz curadora

Ao G1, Joselia Aguiar comenta escalação dos autores; 30% são negros. Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta e vai até domingo.


Por Cauê Muraro, G1, em Paraty

A escritora Conceição Evaristo, convidada da Flip 2017 (Foto: Divulgação/Flip)


O recorde de autoras e autores negros na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) – eles são 30% dos convidados – não se deve a um sistema de cotas raciais. De acordo com a curadora do evento (veja a programação abaixo), que começa nesta quinta-feira (26) e vai até domingo (30), jamais houve um percentual pré-determinado.
“Eu gosto de explicar isso porque as pessoas podem pensar: ‘Ah, então foi uma cota!’. Não é nada disso, foi o contrário”, afirmou ao G1 Joselia Aguiar, pela primeira vez na função, em entrevista por telefone.
“Quando as pessoas pensam que houve cotas, fica parecendo que eu reservei um lugar, e não era o caso. O que eu fiz: comecei a pensar nos autores negros, nas autoras negras, e brancos e mulheres e homens… Pensei em forma de muitas listas. Brinco que montei uma espécie de Tinder imaginário.”
A curadora afirma que a partir dessas combinações é que “no final consegui ter os 30% e ter também a paridade de gênero: 24 mulheres e 22 homens”.
Segundo ela, “isso aí eu tive de tomar conta, porque você acaba recebendo mais sugestões de autores homens, no sentido de que os editores publicam mais homens, os homens historicamente escreveram mais, publicaram mais, foram mais premiados e ainda por cima viajam com mais prontidão”.
O homenageado da Flip 2017 é Lima Barreto, conhecido por obras como “Triste fim de Policarpo Quaresma”. Na sessão de abertura, nesta quarta, o ator e escritor Lázaro Ramos dará voz ao autor em apresentação criada por Lilia Schwarcz, com direção de cena de Felipe Hirsch.
continuar lendo: http://g1.globo.com/pop-arte/flip/2017/noticia/flip-2017-recorde-de-convidados-negros-nao-se-deve-a-cota-racial-diz-curadora.ghtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//