- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

14 de agosto de 2017

Interconexões :: começa dia 21 de agosto



  
Uma grande programação cultural começa nesta segunda-feira, 21 de agosto, e segue até 30 de novembro para marcar o aniversário de 29 anos da Fundação Cultural Palmares – que acontece nesta terça, dia 22 – e as comemorações de 55 anos da Universidade de Brasília. As duas instituições promovem o evento Interconexões, com oficinas, seminários, mostra de cinema e apresentações artísticas.
A abertura será às 14h, no Anfiteatro da Saúde, no Campus Darcy Ribeiro da UnB. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, participa da cerimônia, que também reunirá representantes  representantes da Universidade de Brasília, do Ministério da Cultura (MinC) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Outra convidada é a professora Edileuza Penha de Souza, doutora em Educação pela UnB e especialista em Cinema.
Após a abertura, começa o I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras – Mostra de Cinema Negro, Debates e Sessões, com a exibição do filme Alma no Olho, clássico brasileiro dirigido por Zózimo Bulbul. Em seguida, haverá um debate com as presenças da professoras Edileuza Penha de Souza, da figurinista Biza Vianna, viúva de Zózimo Bulbul, e das cineastas Viviane Ferreira e Flora Egécia.
Na terça-feira (22), o Interconexões traz o Seminário Estado, Racismo e Violências, com palestras e debates, das 9h às 17h, no Instituto de Biologia da UnB. O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, também comparecerá ao evento junto com especialistas no tema de outras instituições.
Mostra competitiva
Também na terça, no Centro de Convivência Negra, de 9h às 12h, a professora Marisol de Paula Reis dá o mini-curso de Produção Cinematográfica, dentro do I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras – Mostra de Cinema Negro. Às 14h, na mesma programação, na Faculdade de Comunicação, será realizada a palestra com debate As Mulheres Negras frente ao Mercado e Política do Audiovisual, com as cineastas Kenia Freitas e Viviane Ferreira.
Também como parte do Encontro, de 17h às 21h, na terça, quarta (23) e quinta (24), acontecerá a Mostra de Filmes Competitivos, com 19 produções, no Anfiteatro da Saúde. Os premiados serão conhecidos na tarde de sexta-feira (25) nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Edição. Antes do resultado, uma palestra e debate com a cineasta Adélia Sampaio, com a exibição do seu filme Amor Maldito.
Na quarta-feira, três eventos integram o Interconexões. De 9h às 12h,  no Centro de Convivência Negra, a professora Rose May Carneiro ministra o mini-curso de Fotografia. Às 14h, na Faculdade de Comunicação, haverá a palestra com debate Representação De Mulheres Negras no Cinema, com a pesquisadora de cinema e audiovisual Ceiça Ferreira e com a escritora Urânia Munzazu. Às 16h, no Beijódromo, no ICC Ala Sul, da UnB, começa a mesa de debate Literatura Negra Contemporânea, com as escritoras Cristiane Sobral, Custódia Wolney  e Calila das Mercês.
Na sexta-feira, 25 de agosto, a professora de Cinema Erika Bauer dá um mini-curso sobre Roteiro no Centro de Convivência Negra, das 9h às 12h. No mesmo horário, no Anfiteatro da Saúde, ocorre a Mostra Paralela com Escolas Públicas.
Veja a programação completa no link: https://www.facebook.com/InterconexoesFCPeUNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//